Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada
Finalmente vamos ao centro da Combustão, onde uma nave está emitindo um sinal de socorro há mais de cem anos. Chegando lá, a tripulação da Discovery se depara com um mundo holográfico surrealista.
Talvez o momento mais antecipado da temporada, chegamos ao centro do grande evento cataclísmico que moldou o futuro e destruiu a Federação, para tentarmos entender o que houve. Tentarmos é uma boa palavra, pois chegando lá, nada é o que parece e ficamos com mais dúvidas ainda – mas de uma forma saudável.
Há algumas peças novas do mistério que se ainda não sabemos exatamente o que significam, ao menos temos noção de onde se encaixam; o que garante que mantemos o engajamento aguardando os próximos capítulos. A trama específica deste episódio é bem interessante e o mundo virtual é espetacular, são das cenas mais bonitas de toda Jornada nas Estrelas, a computação gráfica está magnífica. Entretanto, tudo que fica muito dependente de CGI tem grandes chances de ser ultrapassado rapidamente, espero que o episódio não se torne muito datado daqui 10 ou 20 anos.
Há uma espécie de “easter egg” que merece destaque: um personagem assumindo a forma humana. Este talvez era um dos grandes mistérios do seriado: ver aquele ator agindo sem a maquiagem.

Fora do mundo holográfico as coisas também ficaram interessantes mas um pouco súbitas; como a nave foi localizada? Como foi possível a invasão? Essas situações fizeram o capítulo ganhar em tensão mas ficaram muito mal explicadas.
Além disso, os pontos fracos que já eram previsíveis afloraram mais uma vez: a escolha de Tilly como imediata, e a inexplicável trama romântica de Adira Tal consigo mesma – essa última aqui está difícil de engolir, agora as memórias dela estão de manha por não conseguirem existir fisicamente; fácil o pior arco da temporada.
Muito Bom (4/5)
Quase que totalmente composto por uma belíssima viagem de computação gráfica, é um capítulo intrigante com aventura e tensão.
Prisão: algumas cenas do mundo holográfico foram gravadas em um presídio, em especial as cenas das escadarias. O local, que hoje é um ponto turístico, está muito bem preservado e fica no Canadá.
Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada
Últimos posts
Apontamentos sobre a teoria do autoritarismo
Neste livro, originalmente um curso de graduação, Florestan Fernandes demonstra como a democracia burguesa já carrega todos os elementos do autoritarismo.
Condição Artificial
Livre de todas suas amarras, o robôssassino vai atrás de entender seu passado. A novidade agora é sua interação com outros robôs e androides.
Lênin: uma introdução
Faz um esforço enorme de condensar vida e obra de Lênin em um livro de bolso; mas, ainda que seja uma boa introdução, oscila muito entre uma abordagem e outra, entre sua produção textual e eventos que ele participara.
2 comentários em “DIS 03×11: Su’Kal”