DIS 03×11: Su’Kal

Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada


Finalmente vamos ao centro da Combustão, onde uma nave está emitindo um sinal de socorro há mais de cem anos. Chegando lá, a tripulação da Discovery se depara com um mundo holográfico surrealista.

Talvez o momento mais antecipado da temporada, chegamos ao centro do grande evento cataclísmico que moldou o futuro e destruiu a Federação, para tentarmos entender o que houve. Tentarmos é uma boa palavra, pois chegando lá, nada é o que parece e ficamos com mais dúvidas ainda – mas de uma forma saudável.

Há algumas peças novas do mistério que se ainda não sabemos exatamente o que significam, ao menos temos noção de onde se encaixam; o que garante que mantemos o engajamento aguardando os próximos capítulos. A trama específica deste episódio é bem interessante e o mundo virtual é espetacular, são das cenas mais bonitas de toda Jornada nas Estrelas, a computação gráfica está magnífica. Entretanto, tudo que fica muito dependente de CGI tem grandes chances de ser ultrapassado rapidamente, espero que o episódio não se torne muito datado daqui 10 ou 20 anos.

Há uma espécie de “easter egg” que merece destaque: um personagem assumindo a forma humana. Este talvez era um dos grandes mistérios do seriado: ver aquele ator agindo sem a maquiagem.

Fora do mundo holográfico as coisas também ficaram interessantes mas um pouco súbitas; como a nave foi localizada? Como foi possível a invasão? Essas situações fizeram o capítulo ganhar em tensão mas ficaram muito mal explicadas.

Além disso, os pontos fracos que já eram previsíveis afloraram mais uma vez: a escolha de Tilly como imediata, e a inexplicável trama romântica de Adira Tal consigo mesma – essa última aqui está difícil de engolir, agora as memórias dela estão de manha por não conseguirem existir fisicamente; fácil o pior arco da temporada.

Muito Bom (4/5)

Quase que totalmente composto por uma belíssima viagem de computação gráfica, é um capítulo intrigante com aventura e tensão.

Prisão: algumas cenas do mundo holográfico foram gravadas em um presídio, em especial as cenas das escadarias. O local, que hoje é um ponto turístico, está muito bem preservado e fica no Canadá.


Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada

Últimos posts

O Brasil no espectro de uma guerra híbrida

O autor desnuda os movimentos subterrâneos – teóricos e concretos – feitos pelo exército, desde a redemocratização mas, em especial desde o governo lula, para reconquistar o poder nacional. Dentre esses movimentos, a deflagração de uma guerra híbrida.

The Orville – 2ª Temporada

Mais coesa e organizada, a série teve um salto com relação a qualidade de seu humor, sempre cirúrgico. Mas isso, por outro lado, resultou numa temporada praticamente de um tema só: relacionamentos; virando quase uma Comédia Romântica no Espaço.

Publicado por Lucas Palma

Paulistano, desde que me lembro por gente fascinado pelas possibilidades do futuro, em games, filmes e seriados, herança paterna e materna. Para surpresa geral, ao final da juventude descobri fascínio também justamente pelo oposto, me graduando e mestrando em História, pela Universidade Federal de São Paulo. Sou autor de Palavras de Revolução e Guerra: Discursos da Imprensa Paulista em 1932.

2 comentários em “DIS 03×11: Su’Kal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: