DIS 03×11: Su’Kal

Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada


Finalmente vamos ao centro da Combustão, onde uma nave está emitindo um sinal de socorro há mais de cem anos. Chegando lá, a tripulação da Discovery se depara com um mundo holográfico surrealista.

Talvez o momento mais antecipado da temporada, chegamos ao centro do grande evento cataclísmico que moldou o futuro e destruiu a Federação, para tentarmos entender o que houve. Tentarmos é uma boa palavra, pois chegando lá, nada é o que parece e ficamos com mais dúvidas ainda – mas de uma forma saudável.

Há algumas peças novas do mistério que se ainda não sabemos exatamente o que significam, ao menos temos noção de onde se encaixam; o que garante que mantemos o engajamento aguardando os próximos capítulos. A trama específica deste episódio é bem interessante e o mundo virtual é espetacular, são das cenas mais bonitas de toda Jornada nas Estrelas, a computação gráfica está magnífica. Entretanto, tudo que fica muito dependente de CGI tem grandes chances de ser ultrapassado rapidamente, espero que o episódio não se torne muito datado daqui 10 ou 20 anos.

Há uma espécie de “easter egg” que merece destaque: um personagem assumindo a forma humana. Este talvez era um dos grandes mistérios do seriado: ver aquele ator agindo sem a maquiagem.

Fora do mundo holográfico as coisas também ficaram interessantes mas um pouco súbitas; como a nave foi localizada? Como foi possível a invasão? Essas situações fizeram o capítulo ganhar em tensão mas ficaram muito mal explicadas.

Além disso, os pontos fracos que já eram previsíveis afloraram mais uma vez: a escolha de Tilly como imediata, e a inexplicável trama romântica de Adira Tal consigo mesma – essa última aqui está difícil de engolir, agora as memórias dela estão de manha por não conseguirem existir fisicamente; fácil o pior arco da temporada.

Muito Bom (4/5)

Quase que totalmente composto por uma belíssima viagem de computação gráfica, é um capítulo intrigante com aventura e tensão.

Prisão: algumas cenas do mundo holográfico foram gravadas em um presídio, em especial as cenas das escadarias. O local, que hoje é um ponto turístico, está muito bem preservado e fica no Canadá.


Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada

Últimos posts

O Tempo em Marte

Na futura colonização de Marte, um importante líder sindical se alia a um mecânico na busca por desvendar a forma de usar um poder extraordinário que crianças autistas podem possuir.

1930: O Silêncio dos Vencidos

Um dos livros mais importantes sobre a história nacional, ele resgata o ano de 1928, quando os debates sobre Revolução eram intensos no país, mas foram completamente obscurecidos pelo triunfo da Revolução de 1930.

Publicado por Lucas Palma

Paulistano, desde que me lembro por gente fascinado pelas possibilidades do futuro, em games, filmes e seriados, herança paterna e materna. Para surpresa geral, ao final da juventude descobri fascínio também justamente pelo oposto, me graduando e mestrando em História, pela Universidade Federal de São Paulo. Sou autor de Palavras de Revolução e Guerra: Discursos da Imprensa Paulista em 1932.

2 comentários em “DIS 03×11: Su’Kal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: