DIS 03×06: Piratas

Jornada nas Estrelas Discovery – Terceira Temporada – Episódio 6


Burnham decide ir em uma aventura solo neste episódio de Discovery, após a nave de Book aparecer sozinha com uma mensagem do próprio explicando que estava indo em uma missão arriscada. Enquanto isso uma pequena trama paralela revela uma aproximação entre Stamets e Adira Tal, devido a relação diferente que ambos tiveram com seus cônjuges.

E não há muito mais que falar sobre este capítulo, pouco o enredo geral andou e ambas as tramas específicas foram bastante medianas. Voltando ao clássico de Discovery temos a protagonista agindo pro conta própria e sua dinâmica peculiar com a Georgiou é o foco de boa parte do drama. E, falando na ex-imperatriz, não houve avanço também em sua condição, apenas o velho e surrado recurso da personagem catatônica pelo quinto episódio seguido.

O destaque foram as reações dos demais personagens às ações de Burnham, que foram bem verossímeis. Não necessariamente a transformando numa renegada – como normalmente ocorre no seriado – eles não aceitaram totalmente suas ações e a desaprovação foi na medida certa, inclusive aos olhos da própria Michael.

Por outro lado, tendo em vista sua resposta a decisão de Saru, um aspecto que muito me incomoda de Discovery é o excesso de carga dramática depositada na protagonista, o que voltou a aparecer agora. Desta vez, a atriz, que vinha em uma performance muito boa com essa nova Michael, está optando por um muleta irritante para aumentar o drama: sussurrar.

Eu estou ficando muito tiozinho ou esses dois personagens, Gray e Adira, parecem muito adolescentes para seus papéis?

Do fim ao cabo, temos uma nova informação sobre a Combustão. Entretanto, a investigação de Burnham das caixas-pretas das naves que explodiram durante o acontecimento é bem lógica, lógica demais para imaginar que precisou passar mais de cem anos até alguém ter essa idéia. Da mesma forma, de tantos destroços de naves que vimos nos episódios até agora, por que os registros delas são tão difíceis de encontrar?

Mediano (2,5/5)

de sussurro em sussurro da michael, somos levados a uma aventura solo sem muita importÂncia para a trama geral da temporada e nem muito interessante por si só.

Antenas: um dos personagens andorianos, Ryn, carrega as cicatrizes de sua rebelião contra a Corrente Esmeralda ao ter suas duas antenas cortadas. Entretanto, em Enterprise, o Capitão Archer corta uma antena do Comandante Shran, e este diz que elas crescem de volta após 9 meses. Será que no caso de Ryn, algo a mais foi feito para que elas não apareçam de novo?

Nacelles separadas: uma das melhorias que a Discovery recebe para enfrentar o século XXXII são as novas nacelles, que são descoladas do corpo da nave para melhor “dirigibilidade”. Uma verdadeira idéia nova, que me faz realmente ficar na dúvida se a nave vai voltar para seu tempo de origem.


E vocês, o que acharam deste capítulo e dos sussurros da Michael?


Jornada nas Estrelas Discovery – Terceira Temporada

Últimos posts

O Brasil no espectro de uma guerra híbrida

O autor desnuda os movimentos subterrâneos – teóricos e concretos – feitos pelo exército, desde a redemocratização mas, em especial desde o governo lula, para reconquistar o poder nacional. Dentre esses movimentos, a deflagração de uma guerra híbrida.

Falling Skies e a noção americana de História

Na luta entre humanos e alienígenas que invadiram a Terra, o herói é um professor de história. Uma honra? Mais ou menos. Além dos problemas de Falling Skies, a História, como disciplina, nos EUA é vista de forma bem diferente.

The Orville – 2ª Temporada

Mais coesa e organizada, a série teve um salto com relação a qualidade de seu humor, sempre cirúrgico. Mas isso, por outro lado, resultou numa temporada praticamente de um tema só: relacionamentos; virando quase uma Comédia Romântica no Espaço.

Publicado por Lucas Palma

Paulistano, desde que me lembro por gente fascinado pelas possibilidades do futuro, em games, filmes e seriados, herança paterna e materna. Para surpresa geral, ao final da juventude descobri fascínio também justamente pelo oposto, me graduando e mestrando em História, pela Universidade Federal de São Paulo. Sou autor de Palavras de Revolução e Guerra: Discursos da Imprensa Paulista em 1932.

2 comentários em “DIS 03×06: Piratas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: