DIS 03×10: Terra Firme (Pt. 2)

Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada

Continuando a aventura no universo espelho, acompanhamos Giorgiou tentando reverter parte dos eventos que levaram a morte de Michael em seu mundo natal, em um episódio bem emotivo.

Mais alguns meses se passaram da estadia da imperatriz por lá, e ela tenta mudar um pouco de seu passado, usando de sua ponderação e “maturidade” adquiridas no universo principal. É uma perspectiva interessante vê-la como a pessoa comedida nesse mundo de gente insana, mas, especialmente ver a aplicação de dessas atitudes racionais naquele lugar.

Para os fãs mais veteranos; é como se pudéssemos ver uma fração das reformas que Spock implantou após os acontecimentos do episódio da Série Original – e é trágico saber quais são os efeitos que isso acarretará, conforme descobrimos anos depois em DS9.

Com algumas boas cenas de tensão, assistimos então às atuações de Giorgiou por lá e é curioso como uma pessoa minimamente racional dá um fôlego enorme ao universo espelho! As tiradas dela já estavam extremamente repetitivas; ao voltarmos para o Espelho, e eu já estava saciado dessa turminha da pesada, mas agora, com a presença dela mais ponderada tudo se torna mais interessante. Fiquei genuinamente intrigado do que seria aquela rebelião e seus integrantes, ou quais foram as ações de Giorgiou para sabotar a coalizão inimiga.

A aventura no mundo paralelo chega ao fim pouco depois da metade do episódio e o propósito daquilo tudo é revelado, e é sim muito razoável e interessante. Foi uma grande utilização do personagem do Guardião da Eternidade. Muito inteligente colocá-lo como uma peça central das Guerras Temporais – aliás, estou muito feliz como essa trama tão maltratada outrora está recebendo a atenção devida.

A despedida da personagem, perdão pelo spoiler, é bastante emotiva e é até surpreendente que ela tenha cativado tanto os outros colegas assim. Achei um pouco demais, mas suspeito que tenha mais a ver com a atriz que com a personagem (pois houve homenagens nas redes pessoais dos atores).

Mais uma vez com gotas menores que as da vacina contra a pólio, tivemos mais um tiquinho de informação sobre a Combustão: estamos há 3 capítulos patinando no mesmo ponto.

Acho que a temporada aqui atingiu um problema de ritmo: a história de Terra Firme poderia ser condensada em apenas um capítulo – o anterior foi completamente dispensável – e enquanto um outro devendo ser mais dedicado ao desvendar desse sinal de socorro e trabalhando melhor essa trama, especialmente elucidando melhor o porquê da reação de Saru às descobertas.

Muito Bom (4/5)

A presença da giorgiou racional deu um fôlego ao universo espelho, cujas elementos se tornaram muito repetitivos. a despedida foi muito emotiva e se tornou marcante, assim como a excelente utilização do guardião da eternidade. porém, a trama deveria ser condensada em um único episódio.

Guardião da Eternidade: personagem central de um dos episódios mais famosos de Jornada nas Estrelas, curiosamente após a Série Animada, praticamente contemporânea à Original, essa foi sua única aparição posterior. Um dos rascunhos iniciais para o capítulo Elo Perdido (Yesterday’s Enterprise TNG 03×15) propôs uma visita ao portal, numa trama que faria com Surak não desenvolvesse sua filosofia e assim Vulcano nunca existiria, apenas Romulanos.

A cidade a beira da eternidade: o episódio original do guardião é tido com uma das obras mais clássicas de toda ficção científica. Entretanto, ele é resultado de uma briga terrível nos bastidores do seriado por diferenças criativas. O autor original do argumento desejava tons mais sombrios aos personagens, o que era sumariamente recusado por Roddenberry. Conheça a história completa desse desentendimento neste episódio do Entre Planos:


Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada

Últimos posts:

O Lulismo em Crise

Tentando se distanciar de Lula, Dilma teria realizado dois ensaios, um político e econômico, que implodiram a base do governo. E, após um zigue-zague para se salvar de diversos ataques também deu adeus à base popular; e essa convergência levou ao golpe de 2016.

Publicado por Lucas Palma

Paulistano, desde que me lembro por gente fascinado pelas possibilidades do futuro, em games, filmes e seriados, herança paterna e materna. Para surpresa geral, ao final da juventude descobri fascínio também justamente pelo oposto, me graduando e mestrando em História, pela Universidade Federal de São Paulo. Sou autor de Palavras de Revolução e Guerra: Discursos da Imprensa Paulista em 1932.

2 comentários em “DIS 03×10: Terra Firme (Pt. 2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: