DIS 03×07: Unificação III

Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada


Continuando com um bom tour do século XXXII, Discovery nos leva a mais um destino interessante do futuro: Vulcano. Ou melhor, Ni’Var, em um capítulo que é um festival de interconexões entre os seriados de ST.

Continuando a emplacar bem a forma serializada com o ritmo clássico de Jornada nas Estrelas, desta vez para encontrar mais uma peça do quebra-cabeças da Combustão, é necessário viajar a um dos planetas mais célebres de toda a história, mas, desta vez, com uma grande diferença: Vulcano voltou a ser o lar dos Romulanos.

Houve um cuidado adequado em organizar certas coisas, já que na época originária da tripulação, não era público o fato das duas civilizações terem sido a mesma – o que eu particularmente acho que foi um recurso desnecessário da Série Original naquele capítulo.

O cuidado foi bem interessante também em realizar a conexão de quatro séries diferentes; a trama é de Discovery, com resgate de personagens da Série Original, continuando um episódio da Nova Geração com personagens introduzidas em Picard. Algumas informações de cada um desses passos acabou ficando de lado, mas acredito que foi na medida para que Unificação III possa ser aproveitado por alguém que não acompanhe tão piamente todos os 4 seriados citados.

O que também é a cara de ST e apareceu aqui foi a invenção de um ritual maluco vulcano, sempre foi um grande atrativo desde TOS e é muito legal rever esse recurso. A resolução também foi de uma forma que é a cara da Frota Estelar.

Enquanto a trama principal foi excelente, o fraco foi nos arcos individuais dos personagens, cheio de conveniências: a identidade de uma personagem que vêm para auxiliar Burnham é inexplicável, exceto por motivos de roteiro; e, outra coisa sem sentido é a escolha da nova primeira oficial da nave.

Uma pena essas duas opções por conta da produção do seriado, pois ficamos pensando mais na impossibilidade desses ocorridos que em tudo que o episódio apresenta. Isso acaba maculando desnecessariamente este episódio que teria tudo para ser um dos melhores de todos os seriados.

Muito Bom (4,5/5)

um capítulo quase perfeito, vários elementos clássicos de jornada nas estrelas e ainda um super-crossover muito bem orquestrado entre 4 seriados diferentes. Infelizmente algumas convenções de roteiro muito agudas prejudicam o aproveitamento.

Parte III: esta foi a primeira vez que um episódio faz referência como sendo parte/continuação de outro de uma série diferente, no caso, os Unificação I e II da 5ª temporada de TNG. Entretanto, não é a primeira vez que há continuação entre capítulos de séries diferentes: os dois capítulos do Universo Espelho de Enterprise são continuação de A Teia Tholiana da terceira temporada de TOS – a Defiant volta ainda a aparecer na primeira temporada de DIS.

Ni’Var: o nome de Vulcano no futuro apareceu pela primeira vez em uma revista de 1967, em pequenos contos. Ele significa “Duas Formas” e era uma maneira de crítica artística que consiste em observar um objeto com dois pontos de vistas diversos.


Jornada nas Estrelas: Discovery – Terceira Temporada

Últimos Posts

O Brasil no espectro de uma guerra híbrida

O autor desnuda os movimentos subterrâneos – teóricos e concretos – feitos pelo exército, desde a redemocratização mas, em especial desde o governo lula, para reconquistar o poder nacional. Dentre esses movimentos, a deflagração de uma guerra híbrida.

The Orville – 2ª Temporada

Mais coesa e organizada, a série teve um salto com relação a qualidade de seu humor, sempre cirúrgico. Mas isso, por outro lado, resultou numa temporada praticamente de um tema só: relacionamentos; virando quase uma Comédia Romântica no Espaço.

Publicado por Lucas Palma

Paulistano, desde que me lembro por gente fascinado pelas possibilidades do futuro, em games, filmes e seriados, herança paterna e materna. Para surpresa geral, ao final da juventude descobri fascínio também justamente pelo oposto, me graduando e mestrando em História, pela Universidade Federal de São Paulo. Sou autor de Palavras de Revolução e Guerra: Discursos da Imprensa Paulista em 1932.

2 comentários em “DIS 03×07: Unificação III

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: