Arquivos: Resenhas Ficção (Livros)


Condição Artificial

Livre de todas suas amarras, o robôssassino vai atrás de entender seu passado. A novidade agora é sua interação com outros robôs e androides.

Parasite Eve

Um cientista perde sua esposa em um inexplicável acidente de carro, e, inconsolável, arma um esquema para possibilitar que seus órgãos sejam doados e ele recupere algumas de suas células e faça experimentos com elas.

Os Despossuídos

Um importante cientista decide desertar de seu planeta, Anarres, uma colônia anarquista, fundada por revolucionários, para retornar à Urras, a corrupta terra natal da espécie em um dos Scifi mais densos que já vi.

R.U.R.

Uma das obras mais influentes da ficção científica, R.U.R. criou o conceito contemporâneo da palavra “robô”. Entretanto, para além disso, não é algo interessante de se revisitar.

As Correntes do Espaço

Florina é um planeta duramente explorado por seu vizinho Sark, que impõe um regime de segregação e dominação. Mas um eminente desastre pode alterar decisivamente essa condição.

Poeira de Estrelas

Quando Asimov decide começar a contar a história do seu Império Galáctico, ele o faz em um livro sobre antes de sua fundação e outros impérios percursores. Uma pena que seja, talvez, a pior obra do autor.

Pedra no Céu

O primeiro livro publicado por Isaac Asimov conta a estória da Terra arrasada por radiação, milhares de anos no futuro, e um dos piores lugares para a humanidade – que se espalhou pelas estrelas – viver.

Flores para Algernon

Neste clássico, Charlie é um adulto com deficiência intelectual mas se submete a uma cirurgia que o transformaria em gênio – ela dá certo, mas uma série de outros dilemas e problemas nascem dessa situação.

Robôs e Império

Para fechar a série Robôs, Asimov escreveu um livro muito diferente dos demais, que tem mais cara de epílogo que de continuação. Ainda é bom, mas decepciona em perspectiva, deixando sempre escapar que seu objetivo é “tapar buracos”.

Os Robôs da Alvorada

Asimov decidiu retomar suas principais obras muito tempo depois em novas continuações, e agora Daneel e Elijah reúnem-se para outro trabalho; investigar a “morte” do mais valioso robô já construído no maior e mais poderoso planeta sideral.

O Sol Desvelado

No segundo livro da série Robôs, Isaac Asimov conta a investigação de nossos protagonistas sobre um assassinato em Solaria; uma colônia quase “inumana”, com pessoas totalmente avessas ao contato físico; numa ambiciosa e satisfatória continuação.

As Cavernas de Aço

No primeiro romance da Série Robôs, Isaac Asimov consegue escrever uma mistura maravilhosa da Ficção Científica e do Romance Policial, em um dos maiores clássicos do gênero.

Eu, robô

Essa coletânea de contos é o maior clássico da Ficção Cientifica no que se refere à vida artificial e robótica – especialmente por sua perspectiva positiva da nossa convivência com os robôs.

Alerta Vermelho

Uma equipe de cientistas isolados está em perigo em um planeta desconhecido; junte a isso um robô capaz de desobedecer ordens de humanos. O resultado pode ser diferente do que você imagina.

Luz dos Jedi

Neste primeiro livro sobre a Alta República acompanhamos os desdobramentos da “grande tragédia do hiperespaço” e a apresentação dos Nihil.

Filhos da Esperança

Há mais de 25 anos não se nasce uma única pessoa na terra, um mundo que há décadas não vê uma criança. Este cenário angustiante e desolador é o principal trunfo deste jovem clássico da Ficção Científica.

Retrospectiva 2023

Por um maravilhoso motivo, o nascimento da minha linha filinha, Cecília, este ano o ritmo caiu drasticamente, com muito menos tempo para leitura, assistir e escrita. Mas ainda assim o sonho e o trabalho seguem vivos.

Pense em Phlebas

No primeiro livro da série A Cultura, o autor Iain Banks decide narrar a aventura de um opositor desta civilização, que ajuda um Império rival durante uma grande guerra interplanetária.

A Peste

O romance de Camus, contando a história de uma epidemia fictícia que isolou a cidade de Orã, na Argélia, em 1947 se tornou uma das obras mais lidas do mundo após o corona vírus.

SW: o fio da navalha

A princesa Leia encontra um grupo de piratas atacando uma estratégica nave civil; ao examinar de perto, descobre que se tratam de sobreviventes da destruição de seu planeta natal, Alderaan.

Movimento 78

Em um futuro não muito distante, um candidato humano e uma inteligência artificial disputam a eleição à presidência; o momento decisivo é um debate em rede nacional.

Justiça Ancilar

Após testemunhar decisões controversas da governante de um poderoso Império Galáctico, a inteligência artificial de uma nave destruída planeja vingança.

Cem anos de Solidão

A jornada de 100 anos da família Buendía e do povoado de Maconco foi capaz de concentrar uma profunda síntese de críticas e alegorias da sociedade latino-americana, nesta que é uma das obras primas da literatura mundial.

Retrospectiva 2022

Um ano mais magro, com apenas 43 postagens novas, mas com aumento de visualizações e com bons conteúdos como os abaixo. Um feliz 2023 a todos!

Estrela Vermelha

Durante a Revolução de 1905, na Rússia, um militante socialista é convidado por alienígenas para visitar Marte. No planeta vermelho, a Utopia Socialista já é uma realidade.

O Espírito da Ficção Científica

Uma das obras mais controversas do autor, este manuscrito publicado postumamente tem um grande caráter experimental. Definitivamente, um livro que interessaria somente a estudiosos dele e da literatura contemporânea.

Novelas Policiárias

Fernando Pessoa nos apresenta os casos mais famosos em que o consultor da polícia de Lisboa, o dr. Abílio Quaresma, trabalhou e solucionou o crime.

O Jogador

O melhor jogador da Cultura, uma sociedade aparentemente utópica, participará do grandioso torneio de Azad, que define os rumos políticos de um poderoso e cruel Império Galáctico.

O Tempo em Marte

Na futura colonização de Marte, um importante líder sindical se alia a um mecânico na busca por desvendar a forma de usar um poder extraordinário que crianças autistas podem possuir.

Retrospectiva 2021

As postagens mais lidas; sumários das resenhas do ano de livros e TVs

Torto Arado

Com algumas pitadas de sobrenaturalidade e dramas sociais, consegue ser uma leitura muito agradável, cativante e comovente ao contar a história de duas sofridas irmãs no interior do nordeste.

Redshirts

Nessa inteligente meta-história; cinco novos oficiais são transferidos para a nau-capitânia da União Universal… a nave com o maior número de baixas de tripulantes de toda a Frota.

É assim que se perde a guerra do tempo

Duas agentes de uma ferroz guerra temporal combatem incessantemente uma a outra até se apaixonarem perdidamente ao trocarem cartas; em uma história mal contada – literalmente.

Encontro com Rama

Um misterioso objeto entra na órbita do sistema solar, e ficará por aqui por apenas alguns meses. Corajosos astronautas são enviados para explorar Rama, e rapidamente descobrem que se trata de algo construído por outra civilização.

A Literatura Nazista na América

Partindo de biografias de 30 autores ficcionais e suas centenas de obras, Roberto Bolaño faz uma genial viagem por múltiplas formas e faces que o filo-nazismo assume para manter o fascismo vivo na cultura contemporânea.

O Fim da Infância

Alienígenas, aparentemente, do bem conquistam a Terra, mas se limitam apenas à supervisionar o planeta e algum tipo de intercâmbio. Quais suas intenções? É o mistério de Arthur C Clarke nesta sua obra de juventude.

Neuromancer

É difícil encontrar uma obra que reúne tanto e tão bem as características principais do seu gênero. Mas justamente por isso, não é uma leitura tão agradável.

Battle Royale

Este jovem clássico conta sobre o Programa de Experimento Militar; quando um Japão de uma década de 90 alternativa periodicamente coloca uma sala de colegial numa ilha deserta para os que estudantes se matem.

O Enigma de Andrômeda

Um satélite cai numa cidade interiorana, resultando em centenas de mortes. Acompanhe passo a passo a investigação desse acidente por um grupo de cientistas.

Espere agora pelo ano passado

A Terra está em uma guerra interplanetária, e ao mesmo tempo, surge no mercado uma droga capaz de fazer o usuário viajar no tempo. Demora para essas duas coisas fazerem sentido, mas ao final é mais uma obra fantástica do autor.

SW: Ahsoka

Contando como Ahsoka foi de ex-padawan e tornou uma rebelde, esta não é das obras mais inspiradas do universo expandido.

O fim da eternidade

O futuro da humanidade é controlado por um grupo de notáveis chamados os Eternos, que viajam no tempo sempre trabalhando para que nossa civilização tenha o menor número de problemas possíveis.

Guerra sem fim

A humanidade se envolveu numa guerra intergaláctica, mas com um porém: as viagens estelares são realizadas pelo espaço comum, demoram décadas entre uma campanha e outra. Quais seriam os efeitos disso para os envolvidos? Neste livro, Joe Haldeman explora o tempo para discutir a dificuldade que ex-combatentes enfrentam ao retornarem das guerras.

A Mão Esquerda da Escuridão

Um dos maiores clássicos da Ficção Científica conta a história de um visitante que chega a um planeta povoado por uma espécie andrógena, com a missão de recrutá-los a uma aliança interplanetária.

O Presidente Negro

Uma das raras ficções científicas nacionais “de época” conta a história do porviroscópio, uma máquina capaz de enxergar o futuro. Monteiro Lombato então apresenta sua visão de um mundo guiado pela eugenia, em choque nas eleições americanas de 2228.

007: Da Rússia, com amor

É bem curioso ver o James Bond nos livros sensivelmente diferente do personagem do cinema; mesmo não sendo o narrador, é um homem muito mais introvertido e observador,