Retrospectiva de Leituras 2020

EXCELENTES

Avaliação: 5 de 5.

História (História da América Latina)

Operação Massacre

Em junho de 1956, um grupo de militares peronistas tentou derrubar a ditadura argentina; e a alguns quilómetros de distância 12 homens foram presos e executados como se fossem conspiradores. Essa história seria desconhecida não fosse este livro.

Ficção Científica (Isaac Asimov)

O fim da eternidade

O futuro da humanidade é controlado por um grupo de notáveis chamados os Eternos, que viajam no tempo sempre trabalhando para que nossa civilização tenha o menor número de problemas possíveis.

Não-Ficção Diversa

O Brasil no espectro de uma guerra híbrida

O autor desnuda os movimentos subterrâneos – teóricos e concretos – feitos pelo exército, desde a redemocratização mas, em especial desde o governo lula, para reconquistar o poder nacional. Dentre esses movimentos, a deflagração de uma guerra híbrida.

História

Como mudar o mundo

Uma compilação de textos escritos por Hobsbawm ao longo de toda sua carreira que faz uma retrospectiva tanto das obras de Marx quanto da sua repercussão, nos séculos XIX e XX.

História (História da África)

Ficção Científica

A Mão Esquerda da Escuridão

Um dos maiores clássicos da Ficção Científica conta a história de um visitante que chega a um planeta povoado por uma espécie andrógena, com a missão de recrutá-los a uma aliança interplanetária.

Atualidades (Economia)

A Era do Capital Improdutivo

Um raio-x do Capitalismo Tardio. Demonstra com muitos dados e rigor como atualmente a economia gira em torno da especulação: drenando dinheiro da produção de mercadorias e travando o desenvolvimento da humanidade.

História (História da África)

A Revolução Argelina

Em uma das independências mais duras da história, uma guerra civil de 7 anos sacudiu Argélia e França, que não quis abrir mão de sua principal colônia após perder quase todo o Império.

História (História do Brasil)

ABCdário da Revolução Republicana de 1817

Conheça um dicionário histórico, ricamente ilustrado, que apresenta eventos, personagens e conceitos desta revolta por autonomia e república, tão esquecida frente a outros episódios da história do Brasil e de Pernambuco.


Avaliação: 4.5 de 5.

Atualidades

O ódio à democracia

A crise mundial das democracias representativas levou a um paradoxo: as pessoas acham que a democracia não é democrática suficiente, está viciada, portanto, elas depositam seus votos em quem fala contra a própria democracia.

História e Atualidades

Territórios em Conflito

Por mais de trezentos de seus quatrocentos e tantos anos, São Paulo foi apenas uma vila muito pequena. Em um século ela explodiu e se tornou a quarta maior do mundo. Esse processo, como não poderia ser diferente, foi extremamente caótico e conflituoso.

História (do Brasil) e Atualidades

Globalização, Democracia e Terrorismo

Eric Hobsbawm é conhecido por suas obras dedicadas às transformações que consolidaram o mundo burguês tal como conhecemos hoje; estudando o longo século XIX e o breve século XX. Mas o que será que ele conseguiu identificar do século XXI?

História e Atualidades

A política externa americana e seus teóricos

Perry Anderson faz uma breve história do Imperialismo Americano desde a guerra Hispano-americana até o Governo Obama, utilizando como fonte exatamente os “pensadores” estadunidenses.

MUITO BOM

Avaliação: 4.5 de 5.

Ficção Científica

O Enigma de Andrômeda

Um satélite cai numa cidade interiorana, resultando em centenas de mortes. Acompanhe passo a passo a investigação desse acidente por um grupo de cientistas.


Avaliação: 4 de 5.

História

Outubro

Em tom de um grande romance épico, China Miéville narra de forma muito agradável a maior revolução da história. Ou melhor, ele conta a história da Revolução de Fevereiro de trás pra frente.

Atualidades

Vaza Jato

É possível perceber a megalomania dos procuradores; acreditavam ser capazes de iniciar uma guerra civil, e jamais cogitaram estar errados. Ficaram meses atrás de uma fakenews por falta de uma “googlada”.

Ficção Científica

Espere agora pelo ano passado

A Terra está em uma guerra interplanetária, e ao mesmo tempo, surge no mercado uma droga capaz de fazer o usuário viajar no tempo. Demora para essas duas coisas fazerem sentido, mas ao final é mais uma obra fantástica do autor.

Atualidades

A ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil

Com farta documentação, esta é uma história detalhada da principal organização criminosa do país: como o PCC se transformou de uma espécie de Sociedade de Beneficência Carcerária em um cartel internacional de drogas.

Ficção Científica

Guerra sem fim

A humanidade se envolveu numa guerra intergaláctica, mas com um porém: as viagens estelares são realizadas pelo espaço comum, demoram décadas entre uma campanha e outra. Quais seriam os efeitos disso para os envolvidos? Neste livro, Joe Haldeman explora o tempo para discutir a dificuldade que ex-combatentes enfrentam ao retornarem das guerras.

Atualidades

No espelho do terror

O terrorismo é um fenômeno antigo, mas nos últimos anos adquiriu novas características. Ao invés de ataques à políticos ou instituições, os terroristas passaram a se focar no que fosse causar maior escândalo midiático. Por que? A moda por um tempo foi acreditar no “choque de civilizações”, mas neste livro, a resposta é exatamente a oposta: esse terrorismo moderno é a ocidentalização dessa ação.

História

Balas de Washington

“Por que nos Estados Unidos nunca houve um golpe de estado? Pois lá não existe embaixada americana.”

BOM

Avaliação: 3.5 de 5.

Atualidades

Esporte

A primeira geração dos FW na F1

A Williams foi a única equipe independente da Fórmula 1 que conseguiu se tornar a força dominante por vários anos. Entretanto, chegar ao topo do mundo na maior categoria do automobilismo não foi fácil, entre 1967 e 1977 a Williams correu com outros nomes e chassis emprestados. Uma história que vale a pena ser conhecida.

Atualidades (Economia)


Avaliação: 3 de 5.

Atualidades (Economia)

Economia do Desejo

Eduardo Moreira aponta a necessidade de que a riquezas geradas por uma sociedade precisam ser geridas e distribuídas conscientemente.

Esporte

O Boto do Reno

Cobrindo a Fórmula 1 por vários anos em todos os cantos do mundo, Flávio Gomes compilou algumas de suas melhores crônicas de viagens.

Atualidades

Política e antipolítica

O autor prevê dois possíveis desfechos para o atual cenário político, ignorando um terceiro mais provável.

Ficção Diversa

007: Da Rússia, com amor

É bem curioso ver o James Bond nos livros sensivelmente diferente do personagem do cinema; mesmo não sendo o narrador, é um homem muito mais introvertido e observador,

MEDIANO

Avaliação: 2.5 de 5.

Ficção Científica

SW: Ahsoka

Contando como Ahsoka foi de ex-padawan e tornou uma rebelde, esta não é das obras mais inspiradas do universo expandido.

Atualidades

Quando acaba o século XX

Neste curto ensaio, a historiadora Lilia Schwarcz propõe que a atual pandemia mundial encerra o século XX. Partindo da obra de Hobsbawm, ela a ignora imediatamente depois, criando alguns problemas em sua análise.

MUITO RUIM

Avaliação: 1 de 5.

Ficção Científica

O Presidente Negro

Uma das raras ficções científicas nacionais “de época” conta a história do porviroscópio, uma máquina capaz de enxergar o futuro. Monteiro Lombato então apresenta sua visão de um mundo guiado pela eugenia, em choque nas eleições americanas de 2228.

HORRÍVEL

Avaliação: 0.5 de 5.

Atualidades

Como as democracias morrem

Contrabandeado como uma grande análise, é uma baboseira do início ao fim: as respostas que eles apresentam deveriam ser a partida da análise, para ir mais a fundo ou desconstruí-las. Ao contrário, o livro apenas endossa as explicações mais superficiais possíveis para a crise política mundial.


Publicado por Lucas Palma

Paulistano, desde que me lembro por gente fascinado pelas possibilidades do futuro, em games, filmes e seriados, herança paterna e materna. Para surpresa geral, ao final da juventude descobri fascínio também justamente pelo oposto, me graduando e mestrando em História, pela Universidade Federal de São Paulo. Sou autor de Palavras de Revolução e Guerra: Discursos da Imprensa Paulista em 1932.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: